La Zeta e La Aguada classificadas para Palermo 2024

Brasileiro Pedrinho Zacharias participará da competição como titular pela segunda vez

O Aberto de Palermo de 2024 conheceu nesta segunda-feira (21) suas duas últimas classificadas. Pela terceira e última rodada do Torneio Classificatório, La Zeta Kazak e La Aguada terminaram na liderança de seus respectivos grupos e garantiram vaga na última etapa da Tríplice Coroa Argentina.

Pelo grupo A as equipes La Zeta Kazak e La Matera entraram em campo com duas vitórias cada em um confronto direto pela classificação. La Matera, de Guillermo Terrera, começou melhor a partida e liderou as primeiras parciais de jogo, mas aos poucos La Zeta Kazak entrou em jogo e comandada por Nico Pieres conseguiu a virada e saiu com o triunfo de 12 a 9, terminando sua participação com 100% de aproveitamento e na liderança de sua zona. No outro jogo do grupo, apenas para cumprir tabela, La Esquina bateu La Ensenada II por 17 a 10.

La Zeta Kazak classificada para Palermo 2024 (crédito - Matías Callejo / AAP)
La Zeta Kazak classificada para Palermo 2024 (crédito – Matías Callejo / AAP)

Enquanto isso na chave B a rodada começou com a vitória de Clinova La Irenita sobre La Irenita II por 15 a 12 em duelo também que serviu apenas para cumprimento de tabela. No fim do dia, no confronto principal, La Aguada, do brasileiro Pedrinho Zacharias, entrou em campo podendo até perder pois dois gols de vantagem que mesmo assim garantiria sua classificação. Precisando de um resultado mais largo, La Dolfina Valiente começou mais atenta e chegou a abrir vantagem de 9 a 4 no marcador no fim do quarto período.

No entanto, nos tempos finais La Aguada conseguiu se reerguer e com boa atuação de Facu Llosa chegou ao empate nos minutos finais e apesar do gol de Luquita Criado nos últimos segundos e a derrota por 13 a 12 acabou ficando com a vaga em Palermo.

La Aguada classificada para Palermo 2024 (crédito - Matias Callejo / AAP)
La Aguada classificada para Palermo 2024 (crédito – Matias Callejo / AAP)

Debutantes em Palermo

Com a classificação de La Zeta Kazak e La Aguada, quatro jogadores farão seu debute oficial no principal torneio do polo mundial. Os jovens Beltran Laulhe e Lorenzo Chavanne (La Zeta) e Facundo Llosa e o chileno Pipe Vercellino (La Aguada) farão sua estreia em Palermo. Já o brasileiro Pedrinho Zacharias jogará a competição como titular pela segunda vez (havia jogado por Alegria em 2021).