Aberto do Estado SP é de Colorado II

Gol de ouro de Joaquin Panelo garantiu triunfo diante de Flamboyant na decisão

Publicidade

Colorado II é a mais nova campeã do Aberto do Estado de São Paulo. Em final disputada na tarde desse sábado (15) no campo 1 do Helvetia Polo a equipe derrotou Flamboyant por 12 a 11 no tempo suplementário e levantou a taça do torneio de 20 gols de handicap, última etapa da Tríplice Coroa Brasileira de 2024.

No primeiro encontro das duas formações na temporada, a primeira parcial do jogo começou bastante equilibrada, com duas viradas e com Flamboyant à frente por 3 a 2. No segundo período Colorado II teve grande atuação e marcou quatro gols consecutivos em cobranças de penal, passando a liderar o jogo por 6 a 3.

Joaquin Panelo na final do Aberto do Estado SP (crédito - Marilia Lobo / 30Jardas)
Joaquin Panelo na final do Aberto do Estado SP (crédito – Marilia Lobo / 30Jardas)

Aos poucos Famboyant foi voltando ao jogo e com gols destaque para gols de David DuPlessis e João Torquato conseguiu chegar ao empate no fim do quarto período. No tempo seguinte Carlinhos Mansur colocou Flamboyant à frente mas a resposta de Colorado II foi rápida e com dois de Joaquin Panelo e um de Ganon a equipe entrou no chukker final vencendo a partida por 11 a 9.

No último tempo Flamboyant foi com tudo ao ataque e conseguiu empatar com dois consecutivos de Carlinhos. Depois de boas chances de gols para ambos os lados, Carlinhos teve outra chance com o primeiro sino batida mas a tacada acabou indo à esquerda do gols e levando o confronto ao chukker extra.

Logo na primeira jogada do período suplementário Ganon acionou Panelo em cobrança de linha de fundo e o argentino fez grande jogada individual, atravessando o campo com a bola e marcando o gol da vitória de Colorado II por 12 a 11 e do título do Aberto do Estado de São Paulo.

Colorado II campeã do Aberto do Estado de São Paulo (crédito - Marilia Lobo / 30Jardas)
Colorado II campeã do Aberto do Estado de São Paulo (crédito – Marilia Lobo / 30Jardas)

Melhor equipe da Tríplice e título inédito

Após a partida, durante a cerimônia de premiação, a égua Ursula, jogada por Panelo e de propriedade de Gustavo Toledo, ficou com a capa de melhor animal da partida enquanto Panelo foi eleito o MVP.

Após 5 anos presentes na Tríplice Coroa e algumas decisões, este acabou sendo o primeiro título de Tchelo Camargo e Colorado II no alto handicap. Além de Tchelo, Panelo também venceu o alto handicap pela primeira vez no Brasil. João Paulo Ganon conquistou o Aberto do Estado de São Paulo pela terceira vez (havia conquistado em 2004 e 1998) enquanto Gustavo Garcia levantou o troféu do Aberto do Estado pela primeira vez, mas já havia vencido torneios da Tríplice em outras três oportunidades.

Além do título do Aberto do Estado, Colorado II também recebeu neste sábado o troféu de melhor equipe da Tríplice Coroa Brasileira 2024 – alto handicap. Com um título e um vice, a equipe atingiu 1.500 pontos e ficou à frente de Maragata e La Cumbre.